sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Linguagem Oral

Uma das tarefas da escola é ensinar as formas e uso da língua oral, pois no dia-a-dia as pessoas vivenciam situações de comunicação  oral.


É  preciso oferecer atividades  que  desenvolvam a fala dos alunos nos diferentes contextos sociais , para que produzam , assim , a confiança em si mesmos.
Esses exercícios  devem trabalhar  com a variedade linguística de prestigio social  e respeitar as formas de expressão das diferentes comunidades.
A ação pedagógica deve propor projetos de estudo , que seja na área de Língua Portuguesa ou nas demais áreas  do conhecimento , com atividades sistemáticas de fala, escuta  e reflexão sobre a língua.
Depende da escola ensinar aos  alunos o uso da língua adequado ás diferentes situações comunicativas. 

(...) boas atividades de produção e interpretação de uma ampla variedade  de textos orais, de observação de diferentes usos , de reflexão sobre os recursos que a língua oferece para alcançar diferentes finalidades comunicativas .
A articulação entre a exposição oral e escrita será  um momento de complementação das atividades , atribuindo-se  um sentido para o trabalho .
Os exercícios de entonação , dicção e postura conferem  um sentido ao texto.

PCNs - Volume 2 - Língua Portuguesa Brasilia MEC/ SEF 1997








Nenhum comentário:

Postar um comentário